terça-feira, 3 de maio de 2011

A JUSTIÇA FOI FEITA. FOI?

w.,

estou aqui, ainda estupefata, com as comemorações da morte de bin. menino, como podemos ficar insensíveis ao que aconteceu e como aconteceu? ouvi o presidente obama falar na televisão que “a justiça foi feita”. ele disse isso com um ar de orgulho de canto de boca. claro que a tragédia daquele 11 de setembro foi chocante, assim com foi trágico o povo sendo soterrado no rio de janeiro com aquelas chuvas, mas a natureza não assassinou ninguém. na minha idéia de ignorante política nada justifica a detonação das torres gêmeas, assim como também chamar de justiça feita a morte do bin.

você pode até dizer que eu não tinha parentes (tecnicamente) nas torres explodidas, mas eu digo que não sou parente do povo que vem morrendo no oriente médio somente porque alguns precisam demonstrar poder. não tive parentes (também tecnicamente) soterrados nas enchentes, mortos pelos terremotos e tsunamis em qualquer parte do mundo, mas me entristeço com esses casos, principalmente quando vejo que nós, que nos dizemos evoluídos ou civilizados – sei lá! -, matamos por matar, pra mostrar que somos mais fortes politicamente; que nosso time merece que acabemos com a vida do outro somente porque ganhamos ou perdemos no jogo de futebol. creio que todos sempre perdemos nesses casos, porém não sabemos que perdemos.

dizer que a justiça foi feita alivia a nossa dor por perdermos entes queridos, entretanto não traz de volta os mortos (na verdade eles voltarão de outra forma, queiramos ou não). quando bush disse “não importa quanto tempo leve a justiça será feita”, na minha opinião ele dizia que aguardássemos a vingança. vingança, no meu parco entendimento de certas coisas, é como a hidra de lerna: sempre nascerá mais uma serpente; sempre nascerá mais um vingador. bom, podemos chamar hércules de volta... de repente.

vi pela tv os jovens nos estados unidos gritando usa! usa! usa! como se o país tivesse realizado um grande feito humanitário. tão jovens, tão equivocados, tão incentivados a serem as serpentes da hidra!...

se alguém ler esse texto, além de você, quero que entenda que não estou sendo a favor de bin ou de obama ou de outros que agem na certeza de que a justiça tem que conseguida dessa forma. você já conhece o meu ponto de vista. só lhe escrevi mesmo pra dizer que, embora já velha, ainda não consegui entender como funciona nossa cabeça. de qualquer forma o "martir do momento está no paraíso com 72 virgens à beira de um rio abundante em leite e mel, mas a gente continua aqui, no andar de baixo, sendo violentado de todas as formas que se possa imaginar.

na minha terra dizem: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. a gente deveria pensar bem nesse ditado porque a vingança gera mais violência e nós sabemos porque a história confirma isso. uma revanche, seja em qualquer nível e em qualquer lugar, deixa o mundo mais seguro? de repente somos muito novos e ainda não aprendemos.

bom, pelo menos a imprensa vai esquecer um pouco o casamento do filho da princesa e deixar o casal curtir a lua de mel em paz como outro casal qualquer.

bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário